Angústia

Em 2002, Lula em seu discurso de vitória decretou que “a esperança venceu o medo”, claramente uma resposta alusiva à peça publicitária, protagonizada por Regina Duarte, que teve grande impacto quando veiculada pela campanha do então candidato do PSDB José Serra.

Desde que me entendo por gente não vou com as ideias e devaneios petistas, deve ser porque nasci no olho do furacão, em São Bernardo do Campo, meu pai que sempre trabalhou nas metalúrgicas e empresas do ABC Paulista, sabe o tipo de gente compunha o time…

Assim que o PT assumiu a Presidência da República, coloquei-me em posição muito crítica, que ia desde a falta de coerência histórica e ideológica do seu governo nos anos iniciais, até que em 2005 estourou o escândalo do Mensalão. Parece que desde então o governo do PT sobreviveu.

Sim sobreviveu, pode ter vencido em 2006, 2010 e 2014, claro que o PSDB \”ajudou\” em alguns momentos, mas venceu muito por conta dos exercícios ideológicos, a hipocrisia, mentiras e todos os tipos de sordidez. O PT sobreviveu ao proclamar a distribuição de renda o fim da pobreza, mas sempre contestei: o PT distribuiu crédito e imprimiu papel-moeda. Os anos passaram, a conta venceu e ao tentar fechá-la, o governo federal buscou empréstimos nos bancos públicos, isso é só uma das partes que configuram o crime de responsabilidade… Cedo ou tarde a verdade aparece e o governo do PT entrou em coma.

Mas o assunto é outro. Nos últimos anos o Brasil está parado por conta de uma crise política e econômica que parecem não ter fim. O povo está cansado, se sente enganado, sem esperança e, principalmente, angustiado. Fui procurar o significado que o dicionário dá para angústia e encontrei “Aperto de coração, estado exagerado de ansiedade, aflição, sofrimento”.

Talvez angústia seja realmente a melhor expressão para definir o sentimento de um povo sofrido e cansado desse teatro, que parece dar gotas de uma quente esperança, para que depois ser resfriado com um balde de água fria. Entre as gotas de esperança estão os pontos que o PSDB elencou para que seus quadros fossem incorporados ao governo Temer. Creio eu que a Reforma Política seja o mais imperioso de todos os itens enumerados pelos tucanos.

Enfim, o presidente em exercício precisa urgentemente dar sinais à toda sociedade de que venceremos essa angústia. Ninguém aguenta mais sentir aperto de coração, estado exagerado de ansiedade, aflição, sofrimento…

O que você acha? deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *