Dia da Consciência Negra

Confesso que fiquei um tempão pensando no que escrever sobre o Dia 20 de Novembro -Dia da Consciência Negra-, principalmente por conta dos tempos de polarização exacerbada que atravessamos. Parece que a cegueira seletiva faz com que a mensagem seja bombardeada, não por conta do seu conteúdo, mas por causa do mensageiro, não creio que vá ser muito diferente hoje mas enfim, vamos à mensagem que interessa:

A importância desta data, é porque o racismo é presente e cotidiano em nossa sociedade. Eu poderia falar sobre vários casos recentes no Brasil e no mundo, poderia falar sobre o que vejo sempre nas mídias sociais, afirmando-nos que temos que ter \”consciência humana\”, \”porque consciência não tem cor\”…

Mas eu aqui prefiro proclamar e ressaltar que a história, a prosperidade e a construção do Brasil foram feitos à base do suor de nossos pais e com o sangue dos nossos ancestrais, mas somos legados à invisibilidade, quando não, nos cabe o papel da subserviência e da cidadania de segunda classe.

Por isso, ressalto que hoje é dia da Consciência Negra sim, pois esse racismo silencioso e violento, ainda tenta jogar nossa história e auto-estima para segundo plano.

O Brasil só será livre de verdade se nos livrarmos do racismo, e não se apaga um problema não falando sobre o assunto, afinal, jogar sujeira pra baixo do tapete, não resolve nada.

Precisamos de ação e de afirmação.

O que você acha? deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *