Tributação Inteligente

Ainda em 2018 eu já escrevia sobre a urgente e necessária Reforma Tributária:

  • Poucos países do mundo arrecadam tantos impostos quanto o Brasil (cerca de um terço do PIB). Da mesma forma, poucos países gastam tão mal os recursos disponíveis. É caro investir no Brasil. É caro comprar no Brasil. É caro empregar no Brasil. É caro exportar do Brasil. É caro importar para o Brasil. Além de caro, tudo é complicado por um sistema tributário que morde o investidor/produtor em vários fronts. O Brasil precisa de um remédio urgente: a Reforma Tributária, uma reforma que simplifique a tributação, que desonere que investe no país, produzindo emprego e renda e que não penalize os municípios e estados.

Dentro do âmbito municipal a tributação pode ser mais eficiente e atuar a favor da orientação de futuro que a gestão deseja dar para a cidade. A prefeitura pode desburocratizar o aparato tributário, tornar mais fácil o pagamento de tributos, revisar a operação nos lançamentos tributários e estudar a utilização de robôs para a cobrança de dívida ativa.

Outras ideias inteligentes e modernas são a efetivação do IPTU Verde, para dar incentivos à proteção ambiental, em especial das nascentes, rios e construções sustentáveis.

1 comentários On Tributação Inteligente

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Site Footer