Devaneios sobre futebol

Fazia um tempinho que queria escrever aqui sobre futebol. Com Copa América e Copa do Mundo feminina rolando não poderia deixar passar essa.

Vou começar pela Copa do Mundo: diferentemente da modinha atual, que o futebol feminino virou bandeira, eu sempre acompanhei as competições da Seleção e, através das redes acompanho o maior time de futebol, o Corinthians, que principalmente no Instagram dá espaço para as categorias de base do masculino, futebol feminino e outras modalidades.

Mas enfim, sobre a Copa, fomo com uma Seleção retalhada e que não aproveitou bem o talento e o entrosamento das principais equipes do Brasil, o Corinthians e o Santos, além disso, chegamos com as duas principais jogadoras da equipe, Marta e Cristiane, fisicamente baleadas.

Contudo ressalto que o grande problema da Seleção foi um homem: Vadão, treinador que surgiu no cenário nacional graças ao sucesso do Mogi Mirim, no início da década de 90, time que tinha os habilidosos Valber e Leto e o craque Rivaldo, Bola de Ouro e Melhor do Mundo FIFA em 1999. Esse time ficou conhecido, pelo futebol praticado como Carrossel Capira.

Que pese a conquista dos Jogos Panamericanos de 2015, com a Seleção, Vadão nunca repetiu o sucesso do Mogi Mirim ou montou algum time decente no futebol brasileiro, seus principais títulos são o Paranaense de 2000, com o Atlhetico, e o Rio-SP de 2001 com o São Paulo. Muito pouco e há muito tempo.

Não foi surpresa que, apesar da qualidade e do talento das jogadoras brasileiras, o time que foi à Copa de 2019 era muito espaçado entre as linhas, excessivamente vertical, não controlava nem cadenciava o jogo e tinha tomadas de decisões muito ruins. Todos esses problemas, são sim culpa do treinador. Ainda assim, no jogo que eliminou a Seleção, o Brasil fez uma partida valorosa contra uma França mais organizada e forte. A derrota foi inevitável.

\"\"

As semifinais, que começam hoje têm duas claras favoritas, a seleção norte-americana e a Holanda, atual campeã europeia, se tudo acontecer conforme o script, teremos uma fantástica final no domingo em Lyon.

Já a Copa América e a Seleção masculina, bem… eu não teria levado o Neymar desde o princípio, por conta da agressão ao torcedor na final da Copa da França, o Brasil perdeu uma semana com suas polêmicas. Há também outros pontos que a convocação foi equivocada: Coutinho e William, pela temporada que fizeram, são presenças pra lá de questionáveis. Assim como é inexplicável as ausências de Felipe Anderson, do West Ham e Fabinho, campeão europeu com o Liverpool.

Em campo, tem uma defesa consistente, Thiago Silva e Marquinhos fazem uma Copa muito decente, mas do meio pra frente, o time é óbvio, sem criatividade e depende muito da criatividade de Everton Cebolinha. Coutinho não é o articulador que o Brasil precisa, é um ponta esquerda desde os tempos de Liverpool, não acho que tenhamos essa figura no meio do Brasil hoje. A solução é recuar o Firmino e coloca-lo pra fazer a mesma função do Liverpool, jogar com Richarlisson centralizado no ataque, como ele faz no Everton e abrir David Neres na direita, posição que está acostumado no Ajax. Sacar Coutinho faria bem para o time.

Parece-me que nessa temporada o Tite não acompanhou muito os jogos que interessavam. Hoje tem Brasil x Argentina, ganhar é obrigação, depois ninguém vai querer desculpas em “titês”.

O que você acha? deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *